quarta-feira, 9 de maio de 2012

Santo Terço

Nesse post falarei de algo muito mais que especial: o Santo Terço!

Muitos não tem o costume de fazer orações diárias, normal? NÃO! Nada normal pra mim você tentar justificar de qualquer modo sua escassez de tempo para Aquele que lhe concedeu todo o tempo do mundo (sem contar todo o resto néh, rsrsrs).

Você não imagina as maravilhas de se rezar diariamente, fazer orações constantes e imagina menos ainda quão grande é a graça de se rezar o Santo Terço todos os dias... E IMAGINA MENOS AINDA as maravilhas de se rezar todo dia o ROSÁRIO!

A palavra Rosário quer dizer "Coroa de Rosas" pois Nossa Senhora revelou a muitas pessoas que cada vez que rezamos uma Ave maria lhe é entregue uma rosa, ou seja, por isso cada Rosário completo rezado lhe entregamos uma verdadeira coroa de rosas.


Caraca, que lindo isso. Imagina você entregando uma coroa de rosas para Nossa Senhora todos os dias, a alegria Dela? A felicidade? E claro, o amor e graças que Ela nos derramará por isso? Não, você não faz ideia. No primeiro milagre de Jesus Nossa Senhora se faz presente intercedendo (2º milagre dos mistérios Luminosos) então pense como verdadeira e íntima intercessora que é, qual graça não receberemos pedindo com tanto fervor em oração.

Alem disso, é através do Terço que relembramos parte da paixão de Cristo, então, através do Rosário que praticamente revivemos toda essa paixão, toda essa historia, toda a NOSSA história de salvação.

Ai você me diz que não tem tempo e/ou disciplina e/ou organização e/ou vontade para rezar o Rosário, muito menos um Terço. Ok, pense como eu pensei e, ao menos TENTE fazer como estou fazendo: seu dia é composto por 24 Horas então divida essas 24 horas por 4 (que são a quantidade de Mistérios do terço) tendo resultado de 6 Horas, ou seja, se a cada 6 horas você rezar um Mistério do terço todo dia, então, naturalmente você estará rezando um Rosário todo dia. Simples? Sim, é simples, não custa nada e é mais benéfico do que você imagina. Vai por mim, em dois dias que faço isso sinto os benefícios fortemente em minha vida.

Aqui vão algumas curiosidades:

As 15 promessas da virgem Maria aos que rezarem o Rosário:

1. Aqueles que rezarem com enorme fé o Rosário receberão graças especiais.
2. Prometo minha proteção e as maiores graças aos que rezarem o Rosário.
3. O Rosário é uma arma poderosa para não ir ao inferno: destrói os vícios, diminui os pecados e nos defende das heresias.
4. Receberá a virtude e as boas obras abundarão, receberá a piedade de Deus para as almas, resgatará os corações das pessoas de seu amor terreno e vaidades, e os elevará em seu desejo pelas coisas eternas. As almas se santificarão por meio do Rosário.
5. A alma que se encomendar a mim no Rosário não perecerá.
6. Quem rezar o Rosário devotamente, e tiver os mistérios como testemunho de vida, não conhecerá a desgraça. Deus não o castigará em sua justiça, não terá uma morte violenta, e se for justo, permanecerá na graça de Deus, e terá a recompensa da vida eterna.
7. Aquele que for verdadeiro devoto do Rosário não perecerá sem os Sagrados Sacramentos.
8. Aqueles que rezarem com muita fé o Santo Rosário em vida e na hora de sua morte encontrarão a luz de Deus e a plenitude de sua graça, na hora da morte participarão do paraíso pelos méritos dos Santos.
9. Livrarei do purgatório àqueles que rezarem o Rosário devotamente.
10. As crianças devotas ao Rosário merecerão um alto grau de Glória no céu.
11. Obterão tudo o que me pedirem mediante o Rosário.
12. Aqueles que propagarem meu Rosário serão assistidos por mim em suas necessidades.
13. Meu filho concedeu-me que todo aqueles que se encomendar a mim ao rezar o Rosário terá como intercessores toda a corte celestial em vida e na hora da morte.
14. São meus filhinhos aqueles que recitam o Rosário, e irmãos e irmãs de meu único filho, Jesus Cristo.
15. A devoção a meu Rosário é um grande sinal de profecia.

Bençãos aos que rezam o Rosário:

1. Os pecadores obtêm o perdão.
2. As almas sedentas são saciadas.
3. Os que estão atados vêem seus nós desatados.
4. Os que choram encontram alegria.
5. Os que são tentados encontram tranqüilidade.
6. Os pobres são socorridos.
7. Os religiosos são reformados.
8. Os ignorantes são instruídos.
9. Os vivos triunfam sobre a vaidade.
10. Os mortos alcançam a misericórdia por via de sufrágios.


O Rosário é constituído de 4 Mistérios:

Mistérios Gozosos - 2ª feira e Sábado
1º - Anuncio do Anjo Gabriel a Maria
2º - Visita de Maria a sua prima Isabel
3º - Nascimento de Jesus Cristo
4º - Apresentação de Jesus no templo
5º - Perda e reencontro de Jesus no templo

Mistérios Luminosos - 5ª feira
1º - Batismo de Jesus no rio Jordão
2º - Primeiro milagre de Jesus nas Bodas de Caná
3º - Anuncio do Reino de Deus
4º - Transfiguração de Jesus
5º - Instituição da Eucaristia



Mistérios Dolorosos - 3ª e 6ª feiras
1º - Agonia de Jesus no Horto das Oliveiras
2º - Flagelação de Jesus Cristo
3º - Jesus é coroado de espinhos
4º - Jesus carrega a cruz até o Calvário
5º - Crucificação e morte de Jesus Cristo




Mistérios Gloriosos - 4ª feira e Domingo
1º - Ressurreição de Jesus Cristo
2º - Ascensão de Jesus Cristo ao céu
3º - Pentecostes - A vinda do Espírito Santo sobre Maria e os Apóstolos
4º - Assunção de Nossa Senhora aos céus
5º - Coroação de Maria como Rainha do céu e da terra

7 comentários:

  1. Nossa Miguel que lindo, adorei a sua experiência de como dividr o dia e rezar o rosário, com certeza irei experimentar a sua forma...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pelo lindo Tayla, hehe
      Experimenta mesmo, qualquer coisa no começo tipo 1º ou 2º dia tenta manter mesmo no horário mas só pra acostumar a rezar mesmo, depois que já criou o costume de rezar existe até a possibilidade de mudar os horários.
      O importante é estar sempre em oração

      Excluir
    2. E aí tia Tayla, continuamos rezando o Santo Terço néh?

      Excluir
  2. Valeu Miguelito meu irmão, por esta evangelização do Santo Rosário e Santo Terço. A Mãe esta feliz com isso. Mas além das belas palavras acima, quero adicionar mais algumas se me permite.

    O Santo Rosário era uma devoção de frades que o chamavam de Saltério, pois eles rezavam os 150 salmos da Bíblia contando pedrinhas que eles carregavam consigo. O Santo Rosário como é rezado presentemente, foi inspirado à Igreja e dado pels Santíssima Virgem a SÃO DOMINGOS, no ano de 1214, para a conversão de hereges albigenses e os pecadores desta região.

    São Domingos vendo que os pecados destas pessoas impediam o agir de Deus nesta região, entrou numa floresta próxima a Toulouse e lá passou três dias e três noites em continua oração e penitência. Apareceu-lhe a Virgem e lhe disse. "Se queres ganhar para Deus estes corações endurecidos prega o meu Rosário".

    A palavra Rosário vem de Rosas, ofertar um Rosário é o mesmo que ofertar uma coroa de Rosas. Costumo dizer que rezar um terço é ofertar um buquê de Rosas à NOssa Mãe.

    Meditar nas contas do Rosário é uma devoção muito intensa que só com as graças do Pai e da Mãe para conseguirmos. O que o Miguel disse para dividirmos o nosso dia e rezarmos é o que faz as pessoas que querem começar esta santa Devoção.

    Podemos dividir o Santo Rosário em terços, ou seja, cinquenta ave-marias intercaladas com um pai nosso, meditando nos mistérios que foram aqui relacionados.

    No Início quando a Virgem apareceu a São Domingos, até 1460 quando o Beato Alano o restabeleceu por ordem do céu, ele foi chamado o Saltério de Jesus e da Virgem porque continha 150 Ave-Marias, o mesmo numero dos Salmos.

    ResponderExcluir
  3. Quando rezamos o Santo TErço/Santo Rosário, nos fazermos tres orações vocais: O Credo, o Pai Nosso, e as Ave Marias.

    O Credo é a nossa Profissão de Fé e somente as tres primeira palavras do Credo: Creio em Deus, contém os atos das tres virtudes teologais, a fé a esperança e a caridade.

    O Pai-Nosso, é a oração Dominial, que vem de Dominus ou seja, do latim Senhor, e São Cipriano diz que "Era necessário que aquele que nos veio dar a vida da graça como Salvador, nos ensinasse como Mestre a maneira de rezar". SAnto Agostinho ainda afirma que "um Pai-Nosso bem rezado apaga os pecados veniais. Um justo cai sete vezes mas a oração dominical contém sete pedidos pelos quais ele pode remediar suas quedas".

    A Ave-Maria é a saudação angélica, que o próprio Deus por meio de São Gabriel, falou a Maria na saudação: "AVe cheia de graça o Senhor é convosco". E Santa Isabel completou,"Bendito és tu e o fruto do teu ventre". A segunda parte da ave-maria, aconteceu no Concílio de Éfeso em 431, quando, sob o pontificado do Papa Celestino I, a Igreja decretou Theotokos, ou seja, Mãe de Deus, e daí saiu o dogma que Maria era a Mãe de Deus. O Papa Celestino, após a leitura feita pelo Cardeal do documento, ajoelhou com lágrimas nos olhos e tomado pelo espírito de veneração à Mãe de DEus, proclamou."Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores agora e na hora de nossa morte", e todo os que estavam a volta falaram um sonoro Amém. Naquela mesma noite levaram para o povo esta frase, que passou a noite toda repetindo esta saudação.

    São Domingos teve a experiência de ver a cada ave-maria que ele rezava, sair 100 demônios em forma de carvão ardente da boca de um herege. SE um Pai-Nosso apaga nossos pecados veniais, uma ave-maria, expulsa 100 demonios.

    Como costumo dizer, mais vale uma ave maria bem rezada do que um terço distraído. Que possamos pedir a NOssa Mãe que sempre interceda por nós e como promessa desta Mãe para nós, quero deixar aqui uma frase de São Luis Maria Grignion de MOnfort, conhecido como Doutor Angélico.

    "Não é possível expressar quanto a Santíssima Virgem estima o Rosário sobre todas as demais devoções, e quão magnânimo é ao recompensar os que trabalham para pregá-lo, estabelecê-lo e cultivá-lo. Recitado enquanto são meditados os mistérios sagrados, o Rosário é manancial de maravilhosos frutos e depósito de toda espécie de bens. Através dele, os pecadores obtêm o perdão; as almas sedentas se saciam; os que choram acham alegria; os que são tentados, a tranqüilidade; os pobres são socorridos; os religiosos,
    reformados; os ignorantes, instruídos; os vivos triunfam da vaidade, e as almas do purgatório (por meio de sufrágios) encontram alívio. Perseverai, portanto, nessa santa devoção, e tereis a coroa admirável preparada no Céu para a vossa fidelidade”.
    MONTFORT, São Luís Maria Grignion de, Tratado Da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem.

    Que Deus possa continuar a nos abençoando e Maria SAntíssima continue intercedendo por nós, e que possamos sempre ofertar esta coroa de Rosas à NOssa Mãe.

    Edson de Sá

    ResponderExcluir
  4. Parabéns, ótimo artigo. Você foi muito bem utilizado pelo Espírito Santo

    ResponderExcluir