quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Estudo Bíblico - 29/02/2012

É da liturgia de hoje meu estudo.
Ao final do post os link's das leituras completas.

Breve resumo.
No Evangelho (O sinal de Jonas), Deus diz que esta geração é uma geração má, e como geração má deve converter-se pois por ser má nenhum sinal será dado a ela a não ser o Sinal de Jonas. Este sinal, agora na 1ª Leitura (Anúncio do castigo e conversão de Nínive) é que Jonas em Nínive anuncia que em 40 dias ela será destruída. Então ocorre como no Salmo (Salmo 50) o arrependimento dos Nínivitas e sua suplica a Deus para que não os destrua.

O Evangelho nos mostra que é necessário o renascimento. O "Resetar" quando começamos a nos perder do caminho certo. Essa conversão que somos chamados em especial neste tempo de quaresma,
seja para aqueles que estão distantes de Deus, seja para aqueles que já andam em seus caminhos para que se aproximem mais de Deus e sejam mais íntimos Dele do que já são.

Nos questionamos muitas vezes se quando caímos quais são os motivos de ocorrer isso ou aquilo que nos proporciona dor e as vezes sofrimento e/ou perda. Devemos reconhecer e aceitar que Deus só quer sempre o nosso melhor e nosso bem, principalmente se for para que nos aproximemos mais e mais Dele como filhos amados que somos, só por amor, sempre por amor e unicamente por amor.

Deus te ama!! E essa afirmação tem poder incomensurável quando você permite que ela não só entre em seu coração mas quando você assume essa verdade e deixa ela fazer morada em teu ser.

Seria o correto se Deus destruísse toda uma cidade? Levando para os dias de hoje, todo um Estado? Todo um País? A resposta: depende. Primeiramente, visto ser a vontade de Deus que tudo sabe, quer o nosso bem e nos ama como filhos, com certeza seria correto. Segundo, considerando exemplo de Nínive vejam o resultado do anúncio da Destruição. Eles tinham duas escolhas: serem destruídos ou converter-se então oraram, fizeram Jejum e tão forte foi a vontade do povo Ninínita que "fez proclamar, em Nínive, como decreto do rei e dos príncipes: "Homens e animais bovinos e ovinos não provarão nada! Não comerão e não beberão água."
Nossa, imaginem, e acho que os juristas terão melhor noção disso, o que é um rei e príncipes atestarem que em toda uma região (e GRANDE região pois as leituras afirmam que são necessários 3 dias de viajem a pé para atravessar a cidade de um lado ao outro) nem os próprios animais irão comer ou beber.
A vontade do povo se manifesta em conversão, mas atentemo-nos não só a vontade, mas a fé e crença deles! Um povo que acreditava em vários Deuses, um povo pagão, acredita em um "simples" homem que passa na cidade fazendo o anuncio de Deus e o segue sem contestar.

Que nessa quaresma aumentemos nossa fé, nossa crença em Deus e suas vontades e decisões em nossas vidas, que são, com toda certeza, mais sábias do que nossas próprias decisões e vontades. Que tenhamos mais ATITUDES e maior esforço para alcançar nossa santidade e não só permanecer, mas alem disso chegar cada vez mais e mais perto de nosso Pai.

Amem

Link's das leituras na íntegra:

evangelho

primeira leitura

salmo

Um comentário:

  1. Muito bom! Melhor ainda é saber que seu coração é grande e sábio, que o Pai te capacita e o usa como instrumento para levar palavras a nossa juventude!
    =D

    ResponderExcluir