quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Superação!

Superação (superar + ção) Ato ou efeito de superar ou de se superar.
(latim supero, -are, estar acima, sobressair, dominar)
1. Ser superior a ou melhor do que. = EXCEDER
2. Passar mais além do que. = GALGAR, SUBJUGAR, ULTRAPASSAR
3. Obter uma vitória relativamente a. = VENCER

O significado da palavra faz-se desnecessário explica-la porem, isso não é verdade para quem esta precisando vivê-la.

Outro dia, na aula de musicalização que estava ministrando para meus alunos, notamos muitos deles desmotivados, sem vontade e bastante desentusiasmados com o violão com muitas afirmações do tipo "não professor, não consigo não tocar essas notas ai" ou então "não professor, é muito difícil isso ai" e por ai vai.


Mostramos a eles um vídeo de um jovem chamado  Tony Meléndez. O vídeo por si só mostra por isso não contarei a história dele.


Indo direto ao ponto: já parou para pensar o quanto falta em sua vida para que VOCÊ exceda, ultrapasse, VENÇA suas dificuldades e seus problemas?!

Uma coisa que analiso vez em sempre em conversas com amigos é que o foco é completamente errado. Não o foco que citei em postagem antiga Seu foco é sempre um não o perca, na verdade a linha que divide esse tal foco é bem tênue, quase imperceptível mas existe pois a diferença para o foco que cito aqui é que estamos focando no lado ruim da coisa: nos problemas, nas dificuldades, ou seja, no lado negativista da coisa.

Sendo mais claro e direto, temos que olhar com os olhos do alto sempre, alias, principalmente nas situações difíceis pois é ai que mora o perigo. Quando passamos por uma situação difícil, (financeira, familiar, espiritual etc) como seres humanos que somos e propensos ao negativismo temos a mania (feia) de nos deixar levar por nossos pensamentos que só vão piorando ainda mais a situação.

Imaginemos uma situação qualquer em que ocorre algo em determinado momento de sua vida que não da certo. Ok, obviamente, ninguém gosta de passar por isso mas temos aqui a oportunidade de seguir dois caminhos: caminho um (RUIM RUIM) é se martirizar pela situação, pensar em todos os gastos temporais e financeiros que terá por causa daquilo o que lhe gerará um stress constante e interminável, levando a coisas piores como falta de paciência, nevosismo e até uma séria depressão. O outro caminho, aconselhável ser seguido sempre, é olhas com os olhos do alto e, primeiro, reconhecer e aceitar toda a situação. Literalmente tentar conformar-se com o ocorrido. Fazendo isso, além de não piorar sua situação psicológica você deixa mais leve esse fardo da vida, que por si só já é muito pesado.

Assim começamos a olha mais com os olhos do alto, ou seja, olhamos mais como Deus olharia. Consequentemente começamos a viver como Deus vivia (não julgar, não condenar, amar, acolher, ser mais para o proximo e menos para nós mesmos).

Tente a partir de agora ser diferente, pensar diferente e, a partir dai, agir diferente. Ter mais calma, ser mais acolhedor, perdoar mais se necessário e assim, SUPERAR-SE! e verás o quanto Deus agirá em sua vida contigo permitindo-Lhe agir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário